quarta-feira, 1 de abril de 2020

Quarta-feira 01/04/20 2ª semana

Dia:01/04/2020 - 4ª feira

Língua Portuguesa 
Aula 8

Clique aqui e confira o gabarito para correção da ficha - atividade 2


     Uma dica importante que você vai perceber é que as regras de acentuação para as palavras oxítonas não funcionam para as palavras paroxítonas logo, vogais usadas na regra de uma não valem para acentuar as outras.

     Apenas veja:

     Enquanto as oxítonas terminadas em a, e, o são acentuadas, as paroxítonas terminadas com essas mesmas vogais não recebem acento.

     Logo, que vogais sobraram para acentuar as paroxítonas? Sobram: u , i

Contudo, é fundamental que você, ao pronunciar a palavra, perceba a sílaba tônica!

     Vamos aprofundar mais esse assunto nas aulas presenciais.

    Para sistematizar as regras que já aprendemos, você deve fazer a atividade 3 e a página 56, do Caderno de Atividades.     

Registro no caderno:

     Cabeçalho completo

     Assunto: Regras de acentuação

         Hoje aprendemos mais algumas regras de acentuação e fizemos exercícios a esse respeito.
   

    Não esqueça: Sempre faça o cabeçalho completo e o assunto da aula, no caderno antes de começar os registros.

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Matemática
Aula 8

Como sempre, vamos começar corrigindo. Acessem os gabaritos, clicando nos links:
a)    Para atividade 13, da apostila
        
b)   Para as operações de divisão e multiplicação.

      Agora, coloque o cabeçalho no seu caderno de Matemática.
      Aula: 8
      Assunto: Expressões numéricas

      Resolva as expressões numéricas a seguir.
     Lembre-se que você pode realizar os cálculos no seu caderno de estudos.
a)   56 + 36 : 9 x 10 – (54 + 81 : 9) =
b)   80 x 4 + (15 + 25 – 35 : 7) + 70 : 10 – (150 – 200 : 5) =
c)   16 x 100 : 4 =
     
     d) 35 x (14 : 2 x 10) =
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Geografia

Aula 2

   Olá!
1.    Vamos iniciar a aula de corrigindo as lições que você na semana passada.

     Correção da página 26, exercício 4

a)  O mapa mostra os fluxos migratórios no Brasil nos anos de 1950 a 1970.
b)  Nesse período, a Região Sudeste atraía mais migrantes, pois estava se industrializando e oferecia mais oportunidades de trabalho e melhores condições de vida.
c)   A Região Sudeste atraía migrantes do Nordeste.

     Correção da página 29

6)  Os principais fluxos migratórios ocorreram da Região Nordeste para a Região Sudeste e da Região Sudeste para a Região Nordeste, entre os anos de 1990 e 2010.

7) Migração de retorno é o fluxo migratório em que os migrantes retornam à sua terra natal.

8) a) Resposta pessoal. Possibilidades de respostas:
     Região Sudeste para Região Nordeste;
     Região Sudeste para Região Centro-Oeste
     Região Sudeste para Região Sul.

b) Resposta pessoal. Vivemos em São Paulo, identifique o destino.

9) Resposta pessoal. Você pode validar suas hipóteses usando a internet.

     Correção do registro no caderno.
     No Brasil, as migrações internas são motivadas geralmente por fatores econômicos.
    
       2. Agora que terminamos a nossa correção e que já recordamos parte do conteúdo da semana passada abra seu livro nas páginas 30 e 31 e acompanhe o podcast de leitura.

     O Brasil e suas diferenças sociais – A desigualdade na distribuição da renda gera desigualdade social.

     Após a leitura, grife as informações abaixo.
       Como é feita a distribuição de renda no Brasil.
       Parcela da população que fica com a maior parte da renda brasileira.
       Consequência da desigualdade na distribuição da renda.
       Como a desigualdade social pode ser percebida.
       Fatores que indicam as condições de vida da população.

      3. Faça o cabeçalho
      Aula: 2
    Assunto: O Brasil e suas diferenças sociais – A desigualdade na distribuição da renda gera desigualdade social - páginas de 30 a 33.
   
    4. Faça no seu caderno os exercícios 2, 3 e 4 das páginas 31, 32 e 33. Não precisa copiar as perguntas, mas não deixe de identificar o exercício e a letra que está respondendo. Na próxima quarta-feira, 8/04, faremos a correção dessas páginas.

       Hoje, finalizamos as atividades em nosso livro.

       5. Ainda no seu caderno, faça um registro em forma de desenho do que aprendeu hoje. Capriche!

       6. Assim que você terminar, não se esqueça de passar o traço final.
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Bom descanso e até amanhã!

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